O que é preciso para a instalação de painéis fotovoltaicos?
Para instalar um sistema fotovoltaico e gerar sua própria energia o principal fator é que exista área disponível para montagem dos painéis fotovoltaicos. A montagem dos painéis pode ser feita em telhados, lajes ou até mesmo no solo, de preferência em locais livres de sombras para que os painéis recebam o máximo de luz solar durante o dia.

Quantos painéis fotovoltaicos são necessários instalar?
A quantidade de painéis depende do consumo de energia da localidade a ser atendida. Quanto maior o consumo, mais painéis serão necessários para atender este consumo. É válido lembrar que os sistemas fotovoltaicos são modulares, ou seja, mais painéis podem ser adicionados ao longo do tempo, de acordo com a necessidade e capacidade de investimento do cliente.

O sistema fotovoltaico precisa necessariamente ser instalado no principal local de consumo?
Não. Conforme a Resolução Normativa 687/2015 da Aneel, é possível que o sistema seja instalado em local diferente dos principais locais de consumo, contanto que todos estejam dentro da mesma área de concessão (mesma concessionária de energia).

Moro em apartamento. Posso gerar minha própria energia através de um sistema fotovoltaico?
Sim. Uma alternativa para quem mora em apartamento é a instalação do sistema fotovoltaico na área comum do condomínio. Neste caso, mais de um apartamento poderá fazer uso da energia gerada, sendo que a quantidade a ser utilizada por cada apartamento deverá ser previamente definida. Se o consumidor residir na cobertura do prédio é possível instalar o sistema de forma individual na própria cobertura, caso haja área útil para a instalação.

Se a geração de energia fotovoltaica depende da luz do sol, o que acontece nos dias nublados e durante a noite?
No caso dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica, em dias nublados (nos quais a geração de energia é menor) e durante a noite é utilizada a energia proveniente da concessionária. (entenda o Sistema Conectado à Rede na seção COMO FUNCIONA)

Se o meu sistema gerar mais energia do que a quantidade consumida dentro do mês o que acontece com o excedente gerado?
No final do mês, caso o sistema tenha gerado mais energia do que o que foi consumido, este excedente será convertido em créditos de energia ao consumidor, que poderão ser utilizados dentro de um período de 5 anos (60 meses).

Quais são os custos para manutenção do sistema fotovoltaico?
Uma das grandes vantagens do sistema fotovoltaico é a mínima necessidade de manutenção, praticamente limitada a uma limpeza periódica dos painéis, para que fiquem livres de sujidades em sua superfície e assim operem com máxima eficiência. A frequência da limpeza depende do ambiente onde o sistema está instalado, mas de forma geral, em um local sem muita poluição uma limpeza com água a cada 6 meses é suficiente.

Se houver uma queda de energia na rede que atende minha residência ou estabelecimento o meu sistema de energia solar continuará funcionando?
No caso dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede, por questões de segurança, o inversor desligará automaticamente e a geração de energia será interrompida, a fim de evitar qualquer acidente em uma eventual manutenção da rede, que poderia receber corrente elétrica injetada pelo sistema caso este continuasse operando. Uma maneira de manter o fornecimento de energia mesmo com uma queda na rede é a utilização de um banco de baterias. Entretanto, a instalação de baterias aumenta consideravelmente o custo de instalação e manutenção do sistema.

SOLAGIO© - Todos os direitos reservados 2024
Rua Floriano Peixoto, 1796 - Lins/SP Tel. (14) 99691-8589